Corrupção política: culpa de quem?!

“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)
Eis aí um dos pilares da filosofia de vida do cristão. E em tempos de política, percebo que muita gente deixa-se perder o sabor.
Afinal, na política também o cristão deve funcionar como sal. Contribuir com o sabor. Infelizmente a imagem do político anda meio denegrida. Estigmatizou-se que política é sinônimo de corrupção. E não é à toa. Culpa da maioria deles, mas o que poucos levam em conta é que esta culpa também pertence ao povo.
O mesmo povo que critica e perde a esperança também tem culpa. Pois é. Diz a nossa Constituição que “todo poder emana do povo e que em seu nome é exercido”. Muito sociólogo por aí diz que “todo povo tem o governo que merece”. E talvez isso seja mesmo uma grande verdade.
As pessoas estabelecem critérios errados para escolher os políticos e depois reclamam. E reclamações e bate-bocas não levam à nada. Atitudes é que resolvem. E atitudes certas.
Um bom exemplo é a fase que antecede as eleições. Durante as campanhas eleitorais muitos políticos vendem votos em troca de um prato de comida, um emprego, uma vantagenzinha aqui, outra acolá. E se vendem, é porque encontram mercado, não acham?! Os eleitores põem-se à venda também. E então, quem está sendo mais corrupto agora?! O candidato ou o “inocente” eleitor?! A pobre vítima da corrupção?!
Então antes de reclamar e esbravejar contra a política e seus tão errados participantes, sejamos sal.
O cristão e a política ainda é uma união que divide as opiniões, pois envolver-se com política tornou-se quase que um sinônimo de desonestidade, mas toda regra tem exceção. E cabe a cada cristão exceptuar esta regra. Não só em cima de um palanque ou exercendo um mandato eleitoral, mas tendo uma postura reta diante da política em geral.
Portanto, antes de listar lamúrias e impropérios contra os políticos, cada um examine-se a si mesmo. E lembrem-se: “Vós sois o sal da terra”.
Ministério Graphos

*GRAPHOS E RELEITURAS*



*Faz parte de um belo plano. Um plano para disseminar as mais belas e perfeitas palavras que existem. Palavras que nasceram num coração que ama acima de qualquer coisa. O amor de Deus é mesmo incomparável. Quem se permite experimentar percebe também que é real. E aqui estão reunidos alguns escritos sobre isso. Um arquivo virtual que pode ser compartilhado com qualquer pessoa.
___________________________
G.R.